Newton de Castro Pontes

Newton de Castro Pontes é Licenciado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é Professor Auxiliar de Teoria da Literatura na mesma instituição em que se graduou (URCA), e aluno do Doutorado em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Conto, Crítica Textual e Sociologia Aplicada à Literatura. É membro do Núcleo de Estudos em Teoria da Literatura.  Publicou, em co-autoria com Edson Soares Martins e Ridalvo Félix de Araújo, o livro Sujeito e subalternidade na literatura brasileira: primeiros ensaios (2010). Organizou, com Antony Cardoso Bezerra e Thiago da Câmara Figueiredo, a coletânea Narrativa de ficção portuguesa no século XX: estudos de crítica literária (2011).

CURRÍCULO

Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Pos-Grduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O Conto e a Literatura Ocidental: estudos de teoria sobre o conto nos séculos XIX e XX,
Orientador: Ermelinda Maria Araujo Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Teoria do Conto; Gêneros literários; Formas históricas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2008 – 2010
Mestrado em Literatura e Interculturalidade (Conceito CAPES 4).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Formas inacabadas: a questão da romancização em textos de Clarice Lispector e Tennessee Williams,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Diógenes André Vieira Maciel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2004 – 2007
Graduação em Letras.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: Por trás do indivíduo, a sociedade: Literatura e sociedade em quatro contos de Clarice Lispector.
Orientador: Edson Soares Martins.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Formação Complementar


2004 – 2004
Clarice Lispector, a via-crucis do corpo. (Carga horária: 80h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

Atuação Profissional


Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Vínculo institucional
2011 – Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
2006 – 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa financiada pela FUNCAP – Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa, sob orientação do professor Edson Soares Martins. Projeto: “Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em ‘A bela e a fera’, ‘A legião estrangeira’ e ‘Onde estivestes de noite’, de Clarice Lispector.
Vínculo institucional
2005 – 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa financiada pela FUNCAP – Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa, sob orientação do professor Edson Soares Martins. Projeto: “Literatura e subalternização na segunda metade do século XX: a subjetivação na obra de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles”.
Atividades
03/2011 – Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação
 
Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira – Do Romantismo ao Realismo
Teoria da Literatura II – Os gêneros épico e dramático
Estrutura do Ensino Médio
Estudos Monográficos: Apresentação
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Psicologia da Educação
Psicologia da Infância e Adolescência
2011 – Atual
Atividades de Participação em Projeto, Departamento de Línguas e Literaturas,
 
03/2005 – Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Línguas e Literaturas, Núcleo de Estudos de Teoria Literária na Modernidade.
 
05/2011 – 06/2011
Ensino, Língua Portuguesa e Lit. Brasileira e Africana, Nível: Especialização
 
Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira: das origens ao séc. XVIII

Linhas de pesquisa


1.
Teoria do Conto
 
Objetivo: Verificar as particularidades estruturais do conto literário, revisando criticamente o modo como a Teoria da Literatura descreveu e conceptualizou historicamente este gênero..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Palavras-chave: Conto moderno; Formas históricas; Literatura.

2.
Representação literária da subjetivação e mecanismos de subalternização
 
Objetivo: Desenvolver a descrição dos mecanismos literários de representação da subjetividade subalternizada, sobremaneira na produção moderna e contemporânea, partindo do aparato teórico da psicanálise, da semiótica e da sociologia aplicada à literatura..

Projetos de pesquisa


2011 – Atual
O Conto Literário nos séc. XIX-XX
 
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo verificar as particularidades estruturais do conto literário, revisando criticamente o modo como a Teoria da Literatura descreveu e conceptualizou historicamente este gênero, desde as suas manifestações pré-literárias (percebidas no conto maravilhoso de origem oral) até o conto moderno da segunda metade do séc. XX. Tal estudo envolve a análise de uma ampla tradição do conto que inclui autores como Jacob e Wilhelm Grimm, Edgar A. Poe, Anton P. Tchekhov, Jorge L. Borges e, no Brasil, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia F. Telles e Dalton Trevisan. Esta investigação tem como fontes teóricas os estudos de André Jolles, Sousa Lima e Vladimir Propp sobre o conto maravilhoso e os escritos teóricos de Poe, Julio Cortázar e Ricardo Piglia sobre o conto literário, além de, em uma intersecção com a Teoria do Romance, os trabalhos de Georg Lukács, Erich Auerbach e Mikhail Bakhtin..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Newton de Castro Pontes – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.Número de orientações: 1

Membro de corpo editorial


2011 – Atual
Periódico: Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli

Revisor de periódico


2011 – Atual
Periódico: Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli

Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Produções


Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos
1.
PONTES, N. C. . A romancização do drama e suas implicações na escrita dramática moderna. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online), v. 10, p. 01/(1)-18, 2010.

2.
PONTES, N. C. . Formas históricas: o romance e a cisão do mundo. Investigações (UFPE. Impresso), v. 23, p. 153-174, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARTINS, E. S. ; PONTES, N. C. ; ARAÚJO, R. F. . Sujeito e subalternidade na literatura brasileira: primeiros ensaios. Olinda: Livro Rápido, 2011. 116p .
2.
BEZERRA, A. C. (Org.) ; PONTES, N. C. (Org.) ; FIGUEREDO, T. da C. (Org.) . Narrativa de Ficção Portuguesa no Século 20: estudos de Crítica Literária. Olinda: Grupo de Investigações em Filologia Ibérica; Livro Rápido, 2011. 100p .
Capítulos de livros publicados
1.
PONTES, N. C. . A Cavalaria Revisitada: notas sobre “O Físico Prodigioso”. In: BEZERRA, Antony Cardoso; PONTES, Newton de Castro; FIGUEREDO, Thiago da Camara. (Org.). Narrativas de ficção portuguesa no século 20: estudos de crítica literária. Narrativas de ficção portuguesa no século 20: estudos de crítica literária. Olinda: Livro Rápido, 2011, v. , p. 73-83.
2.
PONTES, N. C. . Quando o quarto é pequeno demais (um estudo sobre duas peças em um ato de Tennessee Williams). In: Diógenes A. Vieira Maciel. (Org.). Pesquisa em dramaturgia: exercícios de análise. Pesquisa em dramaturgia: exercícios de análise. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2010, v. , p. 107-130.
3.
PONTES, N. C. . A Lei do Desejo: As Personagens Femininas de Lygia Fagundes Telles. In: Roberto Marques. (Org.). Os limites do gênero: estudos transdisciplinares. Os limites do gênero: estudos transdisciplinares. 1ed.Fortaleza/Crato: CERES, 2006, v. , p. 39-51.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PONTES, N. C. . A Cavalaria Revisitada: notas sobre “O Físico Prodigioso”. In: XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2012, São Luís. Anais do XIII Congresso da ABRAPLIP. São Luís: Editora Universitária, 2011. p. 2455-2468.
2.
PONTES, N. C. . Da menina potro e seu cavalo demoníaco: a dialética entre objetivo e subjetivo na construção da identidade narrativa em “Seco estudo de Cavalos”, de Clarice Lispector.. In: VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2010, Campina Grande. Anais do VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades & II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. Campina Grande: Realize, 2010. p. 913-920.
3.
PONTES, N. C. . O conto nos limites da forma: uma travessia do maravilhoso ao mundano, do passado ao presente e do sublime ao grotesco no conto maravilhoso, literário e moderno. In: III Colóquio Regional ALED Brasil, 2010, Recife. Anais do III Colóquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso ALED: Discurso e práticas sociais. Recife: UFPE, 2010. p. 2445-2461.
4.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Identidade, travestimento e transgressão: Clarice Lispector e a socialização pelo valor. In: V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2009, Campina Grande. Anais do V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades & I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. Campina Grande: Realize, 2009. p. 1-10.
5.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Quando o quarto é pequeno demais: um estudo sobre duas peças em um ato de Tennessee Williams. In: VI SELIMEL – Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e Literatura, 2009, Campina Grande. Anais do VI SELIMEL. Campina Grande: Bagagem, 2009. p. 1-9.
6.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Quinze relógios de ouro: um diálogo entre o passado e o presente em ‘The last of my solid gold watches’, de Tennessee Williams. In: Colóquio Internacional Cidadania Cultural: diálogo de gerações, 2009, Campina Grande. Anais do Colóquio Internacional Cidadania Cultural: diálogo de gerações. Campina Grande: EDUEP, 2009. p. 1-11.
7.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Entre o narrar e o encenar: confluências e convergências entre o drama moderno e o conto literário. In: IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos, 2009, Campina Grande. Anais do IV CONIEC. Campina Grande: Editora Universitária, 2009. p. 1-10.
8.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Uma metodologia da informação: crítica social, teoria literária e ensino de literatura no Brasil. In: Conferência internacional educação, globalização e cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008, João Pessoa, PB. Anais da Conferência internacional educação, globalização e cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008. p. 01-09.
9.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . A dignidade perdida: velhice, sociedade e sexualidade em contos de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles. In: IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2008, Campina Grande. Anais do IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande: Realize, 2008.
10.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Da horda primeva à civilização: o retorno do totemismo em duas personagens infantis de Guimarães Rosa. In: XIV Semana de Letras da UEPB, 2008, Campina Grande. Anais da XIV Semana de Letras da UEPB. Campina Grande: Realize, 2008. p. 1-8.
11.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Um conto em fragmentos: implicações teóricas de uma publicação póstuma de Clarice Lispector. In: I Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais, 2007, Campina Grande – PB. Anais do I Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais. João Pessoa – PB: Editora Universitária/EDUFPB, 2007.
12.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Existe uma moral sexual subalternizada?: o sujeito feminino e a subalternização no conto “Um dia a menos”, de Clarice Lispector. In: III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2007, Campina Grande, PB. Anais do III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande: EDUFPB, 2007.
13.
PONTES, N. C. . Um problema para “A solução”: uma construção do feminino em um conto de Clarice Lispector. In: I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2007, João Pessoa, PB. Anais do I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. Campina Grande: EDUEP, 2007.
14.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Subalternidade, morte e a partida de um trem: o feminino representado em duas personagens de Clarice Lispector. In: II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2006, Campina Grande, PB. Anais do II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande: EDUFPB, 2006. p. 637-651.
Resumos publicados em anais de congressos
1.
PONTES, N. C. . Da menina potro e seu cavalo demoníaco: a dialética entre objetivo e subjetivo na construção da identidade narrativa em “Seco estudo de Cavalos”, de Clarice Lispector.. In: VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2010, Campina Grande. Anais do VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades & II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, 2010. p. 114-114.
2.
PONTES, N. C. . O conto nos limites da forma: uma travessia do maravilhoso ao mundano, do passado ao presente e do sublime ao grotesco no conto maravilhoso, literário e moderno. In: III Colóquio Regional ALED Brasil, 2010, Recife. Caderno de Resumos do III Colóquio ALED Brasil. Recife: UFPE, 2010. p. 256-257.
3.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Identidade, travestimento e transgressão: Clarice Lispector e a socialização pelo valor. In: V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2009, Campina Grande. Caderno de Resumos do V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades & I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura. Campina Grande: Realize, 2009. p. 109-109.
4.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Quando o quarto é pequeno demais: um estudo sobre duas peças em um ato de Tennessee Williams. In: VI SELIMEL – Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e Literatura, 2009, Campina Grande. Caderno de Resumos do VI SELIMEL. Campina Grande: Bagagem, 2009. p. 115-115.
5.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Entre o narrar e o encenar: confluências e convergências entre o drama moderno e o conto literário. In: IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos, 2009. Livro de resumos do IV CONIEC. Campina Grande: Editora Universitária, 2009. p. 54-54.
6.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Quinze relógios de ouro: um diálogo entre o passado e o presente em “The last of my solid gold watches”, de Tennessee Williams. In: Colóquio Internacional Cidadania Cultural: diálogo de gerações, 2009, Campina Grande. Livro de resumos do Colóquio Cidadania Cultural. Campina Grande: Realize, 2009. p. 96-96.
7.
PONTES, N. C. . A perfeição em Marte: uma análise do conto “A imitação da rosa”, de Clarice Lispector. In: Encontro internacional de texto e cultura, 2008, Fortaleza. Encontro internacional de texto e cultura – programa e resumos. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 360-360.
8.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . A dignidade perdida: velhice, sociedade e sexualidade em contos de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles. In: IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2008, Campina Grande. Caderno e resumos e programação do IV Colóquio nacional representações de gênero e sexualidades. Campina Grande: Realize, 2008. p. 56-56.
9.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Da horda primeva à civilização: o retorno do totemismo em duas personagens infantis de Guimarães Rosa. In: XIV Semana de Letras da UEPB, 2008, Campina Grande. Caderno de Resumos da XIV Semana de Letras da UEPB. Campina Grande: Realize, 2008. p. 25-25.
10.
PONTES, N. C. . Um conto em fragmentos: implicações teóricas de uma publicação póstuma de Clarice Lispector. In: I Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais, 2007, Campina Grande – PB. Caderno de Resumos do I Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais, 2007. p. 69-69.
11.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Existe uma moral sexual subalternizada?: o sujeito feminino e a subalternização no conto “Um dia a menos”, de Clarice Lispector. In: III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2007, Campina Grande, PB. Anais do III Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande: EDUFPB, 2007. p. 58-59.
12.
PONTES, N. C. . Um problema para “A solução”: uma construção do feminino em um conto de Clarice Lispector. In: I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2007, João Pessoa. Anais do I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. Campina Grande: EDUEP, 2007. p. 87-87.
13.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em “A bela e a fera”, “A legião estrangeira” e “Onde estivestes de noite” de Clarice Lispector. In: X Semana de Iniciação Científica da URCA, 2007, Crato. Anais da X Semana de Iniciação Científica da URCA. Crato: Editora Universitária, 2007. p. 9-9.
14.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Subalternidade, morte e a partida de um trem: o feminino representado em duas personagens de Clarice Lispector. In: II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2006, Campina Grande, PB. Caderno de Resumos do II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Campina Grande: EDUEP, 2006. p. 90-90.
15.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Adoráveis indesejados – os sujeitos da subalternidade em “A bela e a fera”, “A legião estrangeira” e “Onde estivestes de noite”, de Clarice Lispector. In: IX Semana de Iniciação Científica e III Encontro de Pesquisadores da URCA, 2006, Crato, CE. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Pesquisadores da URCA. Crato: Fundação Universidade Regional do Cariri – URCA, 2006.
16.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Conversa de bois: estudo da subalternização infantil em um conto de Guimarães Rosa. In: XXVI ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2005, Recife. Anais do XXVI ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2005.
17.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Onipotência de pensamentos – análise da subalternidade infantil no conto “A menina de lá”, de Guimarães Rosa. In: VIII Semana de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisadores da URCA, 2005, Crato, CE. Anais da VIII Semana de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisadores da URCA. Crato: Fundação Universidade Regional do Cariri URCA, 2005.
18.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Pequenas tragédias de crianças: estudo das personagens em “Biruta” e “O menino”, de Lygia Fagundes Telles. In: VI ECEL – Encontro Cearense dos Estudantes de Letras, 2004, Juazeiro do Norte. Anais do VI ECEL 2004, 2004.
19.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Pequenas tragédias de crianças: estudo das personagens em “Biruta” e “O menino”, de Lygia Fagundes Telles. In: VII Semana de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisadores da URCA, 2004, Crato, CE. Anais da VII Semana de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisadores da URCA. Crato: Fundação Universidade Regional do Cariri URCA, 2004.
Apresentações de Trabalho
1.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. ; QUEIRÓZ, F. ; SILVA, S. I. . Mesa-redonda: Literatura e Ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
2.
PONTES, N. C. . A Cavalaria Revisitada: notas sobre “O Físico Prodigioso”. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
3.
PONTES, N. C. . Da menina potro e seu cavalo demoníaco: a dialética entre objetivo e subjetivo na construção da identidade narrativa em “Seco estudo de Cavalos”, de Clarice Lispector.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
4.
PONTES, N. C. . Da menina potro e seu cavalo demoníaco: a dialética entre objetivo e subjetivo na construção da identidade narrativa em “Seco estudo de Cavalos”, de Clarice Lispector.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
5.
PONTES, N. C. . O conto nos limites da forma: uma travessia do maravilhoso ao mundano, do passado ao presente e do sublime ao grotesco no conto maravilhoso, literário e moderno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
6.
PONTES, N. C. . O conto nos limites da forma: uma travessia do maravilhoso ao mundano, do passado ao presente e do sublime ao grotesco no conto maravilhoso, literário e moderno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
7.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Identidade, travestimento e transgressão: Clarice Lispector e a socialização pelo valor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
8.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Identidade, travestimento e transgressão: Clarice Lispector e a socialização pelo valor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
9.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Quando o quarto é pequeno demais: um estudo sobre duas peças em um ato de Tennessee Williams. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
10.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Entre o narrar e o encenar: confluências e convergências entre o drama moderno e o conto literário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
11.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Quinze relógios de ouro: um diálogo entre o passado e o presente em “The last of my solid gold watches”, de Tennessee Williams. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
12.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Uma metodologia da informação: crítica social, teoria literária e ensino de literatura no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
13.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . A dignidade perdida: velhice, sociedade e sexualidade em contos de Clarice Lispector e Lygia Fagunes Telles. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
14.
PONTES, N. C. . A perfeição em Marte: uma análise do conto “A imitação da rosa”, de Clarice Lispector. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
15.
PONTES, N. C. ; MACIEL, D. A. V. . Da horda primeva à civilização: o retorno do totemismo em duas personagens infantis de Guimarães Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
16.
PONTES, N. C. . Existe uma moral sexual subalternizada?: um estudo do conto “Um dia a menos”, de Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
17.
PONTES, N. C. . Do narcisismo: uma porta de saída para uma personagem de Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
18.
PONTES, N. C. . Um problema para “A solução”: uma construção do feminino em um conto de Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
19.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Um conto em fragmentos: implicações teóricas de uma publicação póstuma de Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
20.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em “A bela e a fera”, “A legião estrangeira” e “Onde estivestes de noite” de Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
21.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Subalternidade, morte e a partida de um trem: o feminino representado em duas personagens de Clarice Lispector. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
22.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em “A Bela e a Fera”, “A Legião Estrangeira” e “Onde Estivestes de Noite”, de Clarice Lispector. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
23.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Conversa de bois: estudo da subalternização infantil em um conto de Guimarães Rosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
24.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Conversa de bois: estudo da subalternização infantil em um conto de Guimarães Rosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
25.
PONTES, N. C. . Onipotência de pensamentos: estudo da subalternidade infantil no conto A menina de Lá, de Guimarães Rosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
26.
PONTES, N. C. . Onipotência de pensamentos: estudo da subalternidade infantil no conto A menina de Lá, de Guimarães Rosa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
27.
PONTES, N. C. . “Todo mundo achava trivial”: breve comentário do caso de Maria Mutema em Grande Sertão: veredas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
28.
PONTES, N. C. . “Uma ilusão gemia em cada canto”: considerações acerca de um conto de Lygia Fagundes Telles. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
29.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Pequenas Tragédias de Crianças: Estudo das personagens nos contos Biruta e O Menino, de Lygia Fagundes Telles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
30.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Pequenas Tragédias de Crianças: Estudo das personagens nos contos Biruta e O Menino, de Lygia Fagundes Telles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
31.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Antes do Baile Verde: princípio de prazer versus princípio de realidade nas personagens femininas de Lygia Fagundes Telles. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Demais tipos de produção técnica
1.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Relatório Final de Iniciação Científica – FUNCAP/URCA. 2007. (Relatório de pesquisa).
2.
PONTES, N. C. ; MARTINS, E. S. . Relatório Final de Iniciação Científica – FUNCAP/URCA. 2006. (Relatório de pesquisa).
3.
PONTES, N. C. ; FERREIRA, K. F. . Literatura Brasileira no Pós-guerra: estudos sobre Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
4.
MARTINS, E. S. ; PONTES, N. C. ; FERREIRA, K. F. . Teoria psicanalítica e texto literário: o conto de fadas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Bancas


Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, H. H. S.; PONTES, N. C.; QUEIRÓZ, F.. Participação em banca de Joana D’Arc de Oliveira Mendonça.’Caboclo de Asas’: o marginal e a voz feminina na poética de Geraldo Júnior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
2.
MARTINS, E. S.; PONTES, N. C.; SOUSA, H. H. S.. Participação em banca de Viena Maria Lopes.A personagem de Lygia Fagundes Telles: a personagem feminina e o fenômeno da metamorfose nos contos “Tigrela” e “Lua crescente em Amsterdã”. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
3.
PONTES, N. C.; AGRA, M. L. S.; CORREIA, J. R. A.. Participação em banca de Maria Edilene dos Santos.A mulher pela mulher: um olhar de Clarice Lispector sobre os conflitos femininos em Perto do Coração Selvagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
4.
QUEIRÓZ, F.; AGRA, M. L. S.; PONTES, N. C.. Participação em banca de Maria de Fátima Alves Calixto.Análise comparativa das protagonistas de “Ana Terra” e “Luzia-Homem”. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
5.
QUEIRÓZ, F.; Oliveira, A. S. T.; PONTES, N. C.. Participação em banca de Rita Furtado de Santana.Crime(s) sem castigo: uma crítica social no romance “O Crime do Padre Amaro”. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
6.
PONTES, N. C.; MARTINS, E. S.; SOUSA, H. H. S.. Participação em banca de Clélia Souza Zeferino.O Comunismo como ideário absoluto na obra “Os subterrâneos da liberdade”. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
7.
PONTES, N. C.; MARTINS, E. S.; AGRA, M. L. S.. Participação em banca de Joelma Moreira Faustino.A reificação humana em contos de Dalton Trevisan. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
8.
PONTES, N. C.; MARTINS, E. S.; AGRA, M. L. S.. Participação em banca de Paula Cristina Ricarte Inácio de Oliveira.Um breve enfoque sobre a mulher e Ditadura Militar na obra “As Meninas” de Lygia Fagundes Telles. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
9.
PONTES, N. C.; AGRA, M. L. S.; LORSCHEIDER, C. P.. Participação em banca de Klesio Vieira Araújo.Análise psicanalítica do conto “O Matador”, de Wander Piroli. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.

Eventos


Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana do PIBID – Letras.Mesa-redonda: Literatura e Ensino. 2012. (Outra).
2.
XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa.A Cavalaria Revisitada: notas sobre “O Físico Prodigioso”. 2011. (Congresso).
3.
XIV Semana de Iniciação Científica.-. 2011. (Outra).
4.
II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura.Da menina potro e seu cavalo demoníaco: a dialética entre objetivo e subjetivo na construção da identidade narrativa em “Seco estudo de Cavalos”, de Clarice Lispector.. 2010. (Simpósio).
5.
VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.Da menina potro e seu cavalo demoníaco: a dialética entre objetivo e subjetivo na construção da identidade narrativa em “Seco estudo de Cavalos”, de Clarice Lispector.. 2010. (Outra).
6.
III Colóquio Regional ALED Brasil.O conto nos limites da forma: uma travgessia do maravilhoso ao mundano, do passado ao presente e do sublime ao grotesco no conto maravilhoso, literário e moderno. 2010. (Outra).
7.
IV Congresso Internacional de Estudos Comparativos.Entre o narrar e o encenar: confluências e convergências entre o drama moderno e o conto literário. 2009. (Congresso).
8.
VI SELIMEL – Seminário Nacional Sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e Literatura.Quando o quarto é pequeno demais: um estudo sobre duas peças em um ato de Tennessee Williams. 2009. (Seminário).
9.
I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura.Identidade, travestimento e transgressão: Clarice Lispector e a socialização pelo valor. 2009. (Simpósio).
10.
V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.Identidade, travestimento e transgressão: Clarice Lispector e a socialização pelo valor. 2009. (Outra).
11.
Colóquio Internacional Cidadania Cultural: diálogo de gerações.Quinze relógios de ouro: um diálogo entre o passado e o presente em ‘The last of my solid gold watches’, de Tennessee Williams. 2009. (Outra).
12.
Encontro internacional de texto e cultura.A perfeição em Marte: uma análise do conto “A imitação da rosa”, de Clarice Lispector. 2008. (Encontro).
13.
Conferência internacional educação, globalização e cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação.Uma metodologia da informação: crítica social, teoria literária e ensino de literatura no Brasil. 2008. (Outra).
14.
IV Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.A dignidade perdida: velhice, sociedade e sexualidade em contos de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles. 2008. (Outra).
15.
XIV Semana de Letras da UEPB.Da horda primeva à civilização: o retorno do totemismo em duas personagens infantis de Guimarães Rosa. 2008. (Outra).
16.
I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais.Um problema para “A solução”: uma construção do feminino em um conto de Clarice Lispector. 2007. (Seminário).
17.
I Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais.Um conto em fragmentos: implicações teóricas de uma publicação póstuma de Clarice Lispector. 2007. (Simpósio).
18.
Semana de Letras 2007 do CFP-UFCG: Entre Sertões e Veredas das linguagens, memória e cultura.Existe uma moral sexual subalternizada?: um estudo do conto “Um dia a menos”, de Clarice Lispector & Do narcisismo: uma porta de saída para uma personagem de Clarice Lispector. 2007. (Outra).
19.
X Semana de Iniciação Científica da URCA.Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em “A bela e a fera”, “A legião estrangeira” e “Onde estivestes de noite”, de Clarice Lispector. 2007. (Outra).
20.
I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística & XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística – Linguagem e cultura: Intersecções.Adoráveis indesejados: os sujeitos da subalternidade em contos de Clarice Lispector. 2006. (Simpósio).
21.
II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades.II Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. 2006. (Outra).
22.
IX Semana de Iniciação Científica e III Encontro de Pesquisadores da URCA.Adoráveis indesejados – os sujeitos da subalternidade em “A bela e a fera”, “A legião estrangeira” e “Onde estivestes de noite”, de Clarice Lispector. 2006. (Outra).
23.
XXVI ENEL – Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Conversa de bois: estudo da subalternização infantil em um conto de Guimarães Rosa. 2005. (Encontro).
24.
De onde falo: bases epistemológicas da reflexão sobre espaço – III ENCONTRO DO NERE.Conversa de bois: estudo da subalternização infantil em um conto de Guimarães Rosa. 2005. (Encontro).
25.
XIII Semana de História – URCA.Onipotência de pensamentos: estudo da subalternidade infantil no conto “A menina de Lá”, de Guimarães Rosa. 2005. (Encontro).
26.
XIV Semana de Letras da URCA: Manifestações da Cultura Popular.Uma ilusão gemia em cada canto: considerações acerca de um conto de Lygia Fagundes Telles. 2005. (Encontro).
27.
A Pedagogia no contexto das reformas educacionais – XII SEMANA DE PEDAGOGIA.Todo mundo achava trivial – breve comentário do caso Maria Mutema em “Grande Sertão – veredas”. 2005. (Outra).
28.
VIII Semana de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisadores da URCA.Onipotência de pensamentos – análise da subalternidade infantil no conto “A menina de lá”, de Guimarães Rosa. 2005. (Outra).
29.
VI ECEL – Encontro Cearense dos Estudantes de Letras.Pequenas tragédias de crianças: estudo das personagens em “Biruta” e “O menino” de Lygia Fagundes Telles. 2004. (Encontro).
30.
XIII Semana de Letras: Caminhos da Lingüística Contemporânea.Antes do Baile Verde: princípio de prazer versus princípio de realidade nas personagens femininas de Lygia Fagundes Telles. 2004. (Encontro).
31.
VII Semana de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisadores da URCA.Pequenas tragédias de crianças – estudos das personagens em “Biruta” e “O menino”, de Lygia Fagundes Telles. 2004. (Outra).
32.
VIII Semana Filosófica do Instituto Diocesano de Filosofia e Teologia: Kant 200 anos. 2004. (Outra).

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, E. S. ; SOUSA, H. H. S. ; LEITE, F. F. ; ARAÚJO, R. F. ; PONTES, N. C. . I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular. 2012. (Outro).

Orientações


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sebastiana Duarte da Silva. O Conto Maravilhoso: uma abordagem dos contos de Grimm. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Newton de Castro Pontes.
2.
Ana Maria de Sousa. O celibato religioso nas obras ‘Eurico, o presbítero’, de Alexandre Herculano, e ‘O crime do padre Amaro’, de Eça de Queirós. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Newton de Castro Pontes.
3.
Edson da Silva Nascimento. Análise estética dos contos “Maria pintada de prata” e “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan: considerações sobre o narrador moderno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Newton de Castro Pontes.
4.
Rosangela de Sousa Costa. A temática da seca nos romances “O quinze” e “Os flagelados do vento leste”. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Newton de Castro Pontes.
Iniciação científica
1.
Edson da Silva Nascimento. O conto nos limites da forma: estudos de teoria sobre Dalton Trevisan e sua contribuição estética à narrativa curta. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) – Universidade Regional do Cariri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Newton de Castro Pontes.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: