Francisco de Freitas Leite

Francisco de Freitas Leite é doutorando em linguística pelo PROLING (UFPB), onde desenvolve pesquisa embasada da filosofia bakhtiniana da linguagem. Mestre em Linguística pela UFPB (PROLING – 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela URCA (1999) e graduado em Letras por esta mesma IES (1998). Atualmente é professor Assistente F da Universidade Regional do Cariri e pesquisador-orientador no Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários – NETLLI e pesquisador-estudante no Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI, com a Linhas de pesquisa: Discurso e sociedade: a diversidade discursiva e enunciativa. Orientadora: Maria de Fátima Almeida.. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa e poesia brasileira. Freitas é poeta, tendo publicado quatro obras: Fuga pela claraboia (1997, recentemente indicado como obra para o vestibular da URCA), Ave, sertão! (1998), Nacos (1999) e Curta versagem (1993). Sua dissertação de mestrado foi publicada em 2009, sob o título O latim em cartas do Cariri cearense. Também organizou, com Edson S. Martins, duas obras coletivas: Língua, literatura e ensino: a pesquisa acadêmica no DLL/URCA  (2010) e As veredas da pesquisa em letras: ensaios críticos e teóricos (2011). Tem três capítulos em livros, sendo um deles (em co-autoria) intitulado Bakhtin/Volochínov e os problemas da construção de sentido, recentemente publicado, em livro sob organização de Fátima Almeida (PROLING-UFPB).

CURRÍCULO

 

Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Lingüística (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Contribuições da filosofia bakhtiniana da linguagem ao trabalho com a língua latina: uma abordagem dialógica das inscrições em latim dos monumentos do Cariri cearense (título provisório),
Orientador: Maria de Fátima Almeida.
2007 – 2008
Mestrado em Lingüística (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: O Latim em Cartas do Cariri Cearense,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Cristina de Assis.
1998 – 1999
Especialização em Ensino da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 450h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: A Informatividade em Redações do Ensino Médio.
Orientador: Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro.
1995 – 1998
Graduação em Letras.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: O substantivo óculos: um problema de concordância.
Orientador: Maria Matias da Silva.

Formação Complementar


2012 – 2012
Cours de traduction de textes en langue française. (Carga horária: 60h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.

 

Atuação Profissional


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional
2011 – Atual
Vínculo: Estudante-pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Aluno do Doutorado do PROLING e estudante-pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI.
Atividades
03/2011 – Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Linguística – PROLING, Grupo de Pesquisas em Linguagem, Enunciação e Interação – GPLEI.
 
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Vínculo institucional
2002 – Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
2000 – 2002
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
Vínculo institucional
1999 – 1999
Vínculo: Professor-bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-bolsista, Carga horária: 20
Atividades
02/2012 – Atual
Atividades de Participação em Projeto, Departamento de Línguas e Literaturas,
 
01/2012 – Atual
Outras atividades técnico-científicas , NETLLI, .
 
Atividade realizada
Coordenador do Ateliê Editorial do NETLLI.
07/2011 – Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Lieterários – NETLLI, .
 
12/2005 – Atual
Ensino, Especialização em Literatra Brasileira, Nível: Especialização
 
Disciplinas ministradas
A Poesia Brasileira do Século XIX
A Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea
09/2005 – Atual
Direção e administração, Departamento de Línguas e Literaturas, .
 
Cargo ou função
Coordenador de Curso de Especiaização.
06/2001 – Atual
Ensino, Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, Nível: Especialização
 
Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
Morfolgia
Fundamentos Linguísticos
Produção Textual
Teorias Linguísticas e o Ensino de Português
06/2001 – Atual
Extensão universitária , Departamento de Línguas e Literaturas, .
 
Atividade de extensão realizada
Formação Docente.
04/2000 – Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação
 
Disciplinas ministradas
Diacronia
Língua Latina
Língua Portuguesa
Linguística: pressupostos teóricos
Teoria do Verso
Filologia Românica e Portuguesa
2010 – 2011
Atividades de Participação em Projeto, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa,
 
2010 – 2011
Atividades de Participação em Projeto, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa,
 
05/2008 – 12/2010
Direção e administração, Departamento de Línguas e Literaturas, Centro de Humanidades – CH.
 
Cargo ou função
Coordenador de Curso.
06/2004 – 08/2006
Direção e administração, Departamento de Línguas e Literaturas, .
 
Cargo ou função
Sub-Chefe de Departamento.
Colégio Santa Teresa de Jesus, CSTJ, Brasil.
Vínculo institucional
1999 – 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Colégio Objetivo de Crato, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional
1997 – 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Português, Redação e Literatura.
Colégio Diocesano do Crato, GEO, Brasil.
Vínculo institucional
1996 – 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Português e Redação.
Externato 5 de Julho, E5J, Brasil.
Vínculo institucional
1995 – 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Português e Redação.

 

Linhas de pesquisa


1.
O Contexto de Mikhail Bakhtin
 
Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é constituir um panorama do contexto russo (e até onde for necessário, mundial) em que viviam Bakhtin e os outros integrantes do Círculo, considerando a cultura, a política, a religião, a filosofia, as artes, a linguística e a literatura, para que sejam perscrutadas as influências que sofreram Bakhtin e o Círculo, de modo a que se tenha uma visão mais responsiva do sentido que tinham seus escritos e suas ideias na época em que foram produzidos, para em seguida analisarmos os desdobramentos que tiveram fora do contexto em que foram gerados. Esta linha poderá ter alunos pesquisadores de dois tipos: bolsistas e voluntários. Entre os alunos da graduação e da pós-graduação lato sensu da área de Letras e afins serão selecionados, sobretudo, aqueles com o seguinte perfil: alunos dos primeiros semestres da graduação que demonstrarem interesse e disponibilidade às pesquisas e alunos que pretendam continuar as pesquisas em nível de pós-graduação stricto sensu.

2.
Discurso e sociedade: a diversidade discursiva e enunciativa
 
Objetivo: Analisar a diversidade de discursos e as práticas enunciativas que circulam na sociedade, por exemplo, os discursos: religioso, pedagógico, literário e publicitário.

 

Projetos de pesquisa


2012 – Atual
PARA UM NOVO CORPUS DE ENTREVISTAS SOBRE OS SENTIDOS DAS INSCRIÇÕES EM LATIM DO CARIRI CEARENSE
 
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é constituir um corpus de entrevistas sobre os sentidos das inscrições em latim do Cariri cearense. Os objetivos específicos são: (I) revisar e corrigir o questionário anterior da entrevista a ser aplicado aos sujeitos do Cariri cearense, conforme padrão da Resolução 196/96 CNS; (II) aplicar o questionário revisado e corrigido em entrevista com sujeitos do Cariri cearense; (III) a partir das entrevistas orais gravadas, fazer as suas transcriçõe, que corresponderão à versão final do corpus, objetivo final desta pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patrícia Gomes de Mello Sales – Integrante / Thaís Nunes de Brito – Integrante / Francisco de Freitas Leite – Coordenador.

2010 – 2011
MARCAS E USOS DO LATIM EM TEXTOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: Constituição de um corpus do Cariri cearense dos séculos XIX e XX.
 
Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo geral de constituir um corpus de textos do português brasileiro produzidos no Cariri cearense, nos séculos XIX e XX, em que haja ocorrências do latim. E, como objetivos específicos, pretende: (1) compilar o maior número possível de textos escritos no Cariri cearense, dos séculos XIX e XX, em que apareçam marcas do latim; (2) digitalizar e armazenar os textos selecionados; (3) organizar os textos escritos segundo os critérios de datas e gêneros textuais; (4) sistematizar os dados de modo a se ter um corpus para pesquisas sincrônicas ou diacrônicas acerca do português brasileiro com marcas da língua latina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jaciane Rodrigues de Sousa – Integrante / Francisco de Freitas Leite – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Regional do Cariri – Bolsa.

2010 – 2011
História das inscrições em latim do Cariri cearense
 
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral: conceber uma história social das inscrições em latim do Cariri cearense. E como objetivos específico: (1) constituir uma fototeca digital, a título de um corpus, das inscrições em latim existentes no Cariri cearense; (2) realizar uma tradução das inscrições do latim para o português, enriquecida de uma pesquisa histórica e linguística acerca da origem/autoria das inscrições; (3) perscrutar o contexto sociocultural e histórico da época da gravação das inscrições nos monumentos e/ou edificações caririenses e seus significados sociais de então; (4) produzir um estudo, por meio de entrevistas, das incrustações de significado das inscrições para a população circundante atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: José Evandro dos Santos Silva – Integrante / Francisco de Freitas Leite – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

 

Membro de corpo editorial


2011 – Atual
Periódico: Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli

 

Revisor de periódico


2011 – Atual
Periódico: Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli

 

Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem/Especialidade: Filosofia bakhtiniana da linguagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas/Especialidade: Língua Latina.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

 

Idiomas


Latim
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

 

Prêmios e títulos


1998
II Festival Universitário de Literatura – Categoria Poesia, Xerox do Brasil e Revista Livro Aberto.
1993
Festival de Literatura do Estado do Acre, Fundação Cultural do Acre.

 

Produções


Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos
 
1.
FRANCELINO, P. F. ; LEITE, F. F. . Uma propedêutica de uma teoria da enunciação do Círculo de Bakhtin. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, v. 1, p. 169-178, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, J. E. S. ; LEITE, F. F. . Para uma nova abordagem do Latim. 1. ed. Crato: Francisco de Freitas Leite, 2012.
2.
Sales, P. G. M. ; LEITE, F. F. . Sinal e signo na filosofia da linguagem do círculo Bakhtianiano. 1. ed. Crato: Francisco de Freitas Leite, 2012.
3.
 MARTINS, E. S. (Org.) ; LEITE, F. F. (Org.) . As veredas da pesquisa em letras: ensaios críticos e teóricos. 1. ed. Maricá – RJ: Ponto da Cultura, 2011. v. 1. 118p .
4.
MARTINS, E. S. (Org.) ; LEITE, F. F. (Org.) . Língua, literatura e ensino: a pesquisa acadêmica no DLL/URCA. Maricá-RJ: Ponto da Cultura, 2010. v. 1. 108p .
5.
 LEITE, F. F. . O latim em cartas do Cariri cearense. 1. ed. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 1. 159p .
6.
LEITE, F. F. . Curta Versagem. 2. ed. Crato: F. de F. Leite, 1999. v. 1. 51p .
7.
LEITE, F. F. ; ROLDÃO, Hermano. . Nacos – Poesia Visual. Crato: F. de F. Leite, 1999. v. 1.
8.
 LEITE, F. F. . Ave, Sertão!. 1. ed. São Paulo: Cone Sul, 1998. v. 1.
9.
 LEITE, F. F. . Fuga pela Claraboia. Crato: F. de F. Leite, 1997. v. 1. 60p .
Capítulos de livros publicados
1.
LEITE, F. F. . A morfologia nominal do latim e a do português: convergências e divergências. In: MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.. (Org.). As veredas da pesquisa em Letras: ensaios críticos e teóricos. As veredas da pesquisa em Letras: ensaios críticos e teóricos. 1ed.Maricá – RJ: Ponto da Cultura, 2011, v. 1, p. 7-20.
2.
 LEITE, F. F. ; EDMUNDSON, M. V. A. S. . Bakhtin/Volochínov e os problemas da construção de sentido. In: Maria de Fátima Almeida. (Org.). Bakhtin/Volochínov e a filosofia da linguagem: ressignificações. Bakhtin/Volochínov e a filosofia da linguagem: ressignificações. Recife: Bagaço, 2011, v. , p. 105-122.
3.
LEITE, F. F. . A variação de estilo nas cartas do Padre Cícero. In: MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.. (Org.). Língua, literatura e ensino: a pesquisa acadêmica no DLL/URCA. Língua, literatura e ensino: a pesquisa acadêmica no DLL/URCA. 1ed.Maricá – RJ: Ponto da Cultura, 2010, v. 1, p. 8-26.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, F. F. ; ALMEIDA, M.F. . Contribuição de Bakhtin para o ensino de produção textual – entre a teoria e a prática. In: II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2012, Mossoró. II Colóquio nacional de Linguagem e Discurso – Linguagem, sujeito e sociedade. Mossoró: Edições UERN, 2012. p. 314-323.
2.
LEITE, F. F. . TRABALHANDO COM OS SENTIDOS DE EXPRESSÕES LATINAS NO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: SOBRE UM CORPUS DO CARIRI CEARENSE DOS SÉCULOS XIX E XX. In: VI SIGET – Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Anais do VI SIGET. Natal: UFRN, 2011. p. 1-9.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. E. S. ; LEITE, F. F. ; Sales, P. G. M. . Inscrições em latim entendidas como enunciações. In: III Encontro Universitário da UFC no Cariri, 2011, Juazeiro do Norte. Encontros Universitários da UFC no Cariri. Juazeiro do Norte: UFC, 2011. p. 1-4.
Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, F. F. . TRABALHANDO COM OS SENTIDOS DE EXPRESSÕES LATINAS NO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: SOBRE UM CORPUS DO CARIRI CEARENSE DOS SÉCULOS XIX E XX. In: VI SIGET – Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Cadernos de Programação e Resumos – VI SIGET. Natal: EDUFRN, 2011. p. 331-332.
2.
SILVA, J. E. S. ; LEITE, F. F. . A história das inscrições em latim do Cariri cearense. In: XIII Semana de Iniciação Científica, 2011, Crato. XIII Semana de Iniciação Científica: “Ciência e cultura: percursos e desafios”. Crato: URCA, 2011.
3.
SOUSA, J. R. ; LEITE, F. F. . Marcas e usos do latim em textos do português brasileiro: constituição de um corpus do Cariri cearense. In: XIII Semana de Iniciação Científica, 2011, Crato. XIII Semana de Iniciação Científica: “Ciência e cultura: percursos e desafios”. Crato: URCA, 2011.
4.
SOUSA, J. R. ; LEITE, F. F. . Marcas de latim em textos do Cariri cearense dos séculos XIX e XX (coautor-orientador). In: XIV Semana de Iniciação Científica -, 2011, Crato. Anais da XIV Semana de Iniciação Científica – “Ciência e desenvolvimento regional”. Crato: URCA, 2011. p. 21-21.
5.
SILVA, J. E. S. ; LEITE, F. F. . Inscrições em latim do Cariri cearense: uma história social (coautor-orientador). In: XIV Semana de Iniciação Científica -, 2011, Crato. Anais da XIV Semana de Iniciação Científica – “Ciência e desenvolvimento regional”. Crato: URCA, 2011. p. 8-8.
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. E. S. ; LEITE, F. F. . História das inscrições em latim do Cariri cearense (painel). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
2.
SOUSA, J. R. ; LEITE, F. F. . Marcas e usos do latim em textos do português brasileiro (painel). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, E. S. ; LEITE, F. F. ; PONTES, N. C. . Guimarães Rosa – linguagem, criação e ruptura (Editorial), 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LEITE, F. F. ; SANTOS, E.C. . Bakhtin/Volochínov e a filosofia da linguagem: ressignificações (revisão final). 2011.

 

Bancas


Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.; ABREU, M. S. B.. Participação em banca de Eduardo Pereira Borges. A norma não padrão do aluno e o ensino da língua culta na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
2.
MARTINS, E. S.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Isabel Eliane De Sousa. A literatura de cordel e a oralidade no ensino da língua portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
3.
MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.; FEITOSA, M. E.. Participação em banca de Maria Fátima Costa. Analisando a produção textual de alunos do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Raimundo Alves de Sousa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
4.
MARTINS, E. S.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Keylla Pinheiro Souto Ferreira. A influência da oralidade na escrita das produções textuais escolares. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
5.
FEITOSA, M. E.; MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Cícera Ferreira Braz. Análise da leitura e compreensão textual dos alunos do 9º ano. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
6.
MARTINS, E. S.; SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Marilene Batista Da Silva. Dificuldades de leitura e escrita no 4º ano da EEF Pedro Leandro da Silva. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
7.
MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.; SARAIVA, C. A. M.. Participação em banca de Geraldo Francisco de Sousa. A importância do novo ensino da gramática dentro da língua portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
8.
SARAIVA, C. A. M.; ABREU, M. S. B.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Antonia Marinalva dos Santos. A participação da família da comunidade de Capivara na Escola Luís Batista Vieira. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
9.
FEITOSA, F. P.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Ana Santa Siqueira Conde. A prática de leitura e sua função social. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
10.
FEITOSA, F. P.; LEITE, F. F.; FEITOSA, M. E.. Participação em banca de Francisco José do Nascimento. O ensino de leitura e escrita no Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
11.
FEITOSA, F. P.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Francisca Gilvanira Alencar. Reflexões sobre a dislexia no contexto escolar e familiar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
12.
FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.; FEITOSA, F. P.. Participação em banca de Inês Barbosa de Oliveira. A aquisição da leitura e da psicogênese da escrita. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
13.
FEITOSA, F. P.; LEITE, F. F.; FEITOSA, M. E.. Participação em banca de Avany Oliveira Ribeiro. As práticas pedagógicas e a evasão escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
14.
BALTOR, C. S.; ABREU, M. S. B.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Maria de Fátima Conde de Oliveira. Reflexões sobre o desempenho dos alunos da leitura do Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
15.
ABREU, M. S. B.; BALTOR, C. S.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Francisca Edina Rocha. A aquisição da leitura e da escrita: uma fase desafiadora no Ensino Fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
16.
BALTOR, C. S.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Ângela Maria Costa da Silva. Os desafios de alfabetizar nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
17.
FEITOSA, F. P.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Ana Sílvia Nunes Beserra. A importância do ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
18.
FEITOSA, M. E.; ABREU, M. S. B.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Francsica Elzanira Mota de Araújo. A importância da leitura e produção de texto nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
19.
FEITOSA, F. P.; LEITE, F. F.; FEITOSA, M. E.. Participação em banca de Maria Socorro do Nascimento Silva. A importância da prática de leitura nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
20.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Luana Maria Bezerra Araújo. Ler e escrever: condições essenciais da aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
21.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Liduína Marques Lima Cavalcante. A prática da leitura no 6º ano do ensino fundamental na escola Centro de Educação Rural da localidade de Palmatória-CE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
22.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Maria Letícia Pereira Gomes Carlos. A prática da leitura infantil no 2º ano. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
23.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Brígida Maria de Lurdes Silva. Motivação do aluno para o aprender: conceitos, perspectivas atuais e contexto escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
24.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Maria do Socorro Menezes dos Santos. Leitura interpretativa: dificuldades no ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
25.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Marina Dhyancarla de Sousa Silva Turbano. Conversas sobre leitura: concepções, compreensão de leitura dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
26.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Antonia Ivone Lucas Araújo Silva. Um olhar sobre o ato da leitura na escola. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
27.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de José de Sousa Carvalho. Dificuldades de expressão escrita. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
28.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Francisca Adelina de Araújo. Vivenciando a escrita. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
29.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Maria Isani de Lima Santiago. Leitura e escrita são atividades de prazer na escola?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
30.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Arlete Rodrigues de Matos Silva. A construção da leitura e da escrita: abordagem teórica. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
31.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.; NASCIMENTO, R. L.. Participação em banca de Francinete Bernardo dos Santos. Análise de situações ortograficas envolvidas na aprendizagem da escrita. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
32.
LIMA, M. S. L.; LEITE, F. F.; SARAIVA, C. A. M.. Participação em banca de Raimundo Leite Leal. Caminhos de formação do professor de arte-educação. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri.
33.
SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Normélia Teixeira Cordeiro. Concordância de número do predicativo na língua oral do cratense. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri.
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARRUDA, FEC; LEITE, F. F.; VIEIRA, CR. Participação em banca de Cícera Janaína Rodrigues Lima.O ensino de latim e os seus instrumentos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
2.
SARAIVA, C. A. M.; ALVES, T. G. L.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Josileide de Sales Gomes.Novas regras ortográficas: as metodologias de professores para o ensino de uma nova escrit. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
3.
QUEIRÓZ, F.F.C.; LEITE, F. F.; AGRA, M. L. S.. Participação em banca de Rui Vicente Feitoza Muniz.O discurso poético de Patativa e a imagem do Sertão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
4.
CORREIA, J. R. A.; FEITOSA, M. E.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Natália Patrícia Teles Pinheiro.Análise da denúncia social na poesia de Patativa do Assaré. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
5.
GRANGEIRO, C. R. P.; MARQUES, M. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Luiz Carlos Cordeiro Lima.Gramatização e saber metalinguístico nos quadrinhos da Turma da Mônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
6.
NASCIMENTO, R. L.; SARAIVA, C. A. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Antonio Marcos Pereira Silva.O aspecto verbal no ensino de língua portugesa no ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
7.
ALMEIDA, S. E. A.; SILVA, M. M.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Tereza Gislayne Vieira da Silva.A leitura como elemento relevante para o desenvolvimento da escrita. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
8.
ALMEIDA, S. E. A.; AGRA, M. L. S.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Isabel Eliane de Sousa.A oralidade no ensino da língua portuguesa através da literatura de cordel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
9.
BUSSON, A. M. F.; GRANGEIRO, C. R. P.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Patrícia Alves Bezerra.Toponímia e a construção da imagem do Ceará no vocabulário de Paulino Nogueira – 1887. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
10.
GRANGEIRO, C. R. P.; BUSSON, A. M. F.; LEITE, F. F.. Participação em banca de Paulo Roberto da Costa Ferreira.Gêneros do discurso e o discurso da publicidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
11.
MARTINS, E. S.; LEITE, F. F.; SOUSA, H. H. L.. Participação em banca de Izidorio Gonçalves Soares.As façanhas de Isidio Soares relatando a política de Altaneira e os comentários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
12.
OLIVEIRA, A. S. T.; LEITE, F. F.; MARTINS, M. S. M.. Participação em banca de Ana Cristina Pereira dos Santos.Morte e Vida Severina: a inter-relação de gêneros. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
13.
OLIVEIRA, A. S. T.; LEITE, F. F.; MARTINS, M. S. M.. Participação em banca de Gilvan Ribeiro Acioli.Análise comparativa entre personagens de Amor de Perdição e Amor de Salvação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.
14.
ALVES, T. G. L.; LEITE, F. F.; NASCIMENTO, R. L.. Participação em banca de Nilson da Costa Santana.Análise crítica do uso do morfema zero como recurso de descrição lingüística. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri.

Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, A.; MAIA, E. A.; LEITE, F. F.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Efetivo. 2010. Universidade Regional do Cariri.
2.
LEITE, F. F.; NASCIMENTO, R. L.. Processo seletivo para professor substituto. 2009. Universidade Regional do Cariri.
3.
LEITE, F. F.; MARTINS, E. S.. Processo seletivo para professor substituto. 2007. Universidade Regional do Cariri.
Outras participações
1.
LEITE, F. F.. Comitê de Avaliação Interna PIBIC/URCA. 2010. Universidade Regional do Cariri.

 

Eventos


Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Introdução à Semântica.Significado e sentido na perspectiva da filosofia bakhtiniana da linguagem. 2012. (Seminário).
2.
I Colóquio Cearense de Estudos Bakhtinianos. 2012. (Outra).
3.
VI SIGET – Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.TRABALHANDO COM OS SENTIDOS DE EXPRESSÕES LATINAS NO GÊNERO TEXTUAL CARTA PESSOAL: SOBRE UM CORPUS DO CARIRI CEARENSE DOS SÉCULOS XIX E XX. 2011. (Simpósio).
4.
III Encontro Universitário da UFC no Cariri.Inscrições em latim entendidas como enunciações. 2011. (Encontro).
5.
XIII Semana de Iniciação Científica – URCA.Ciências e cultura: percursos e desafios. 2011. (Outra).
6.
XIII Semana de Iniciação Científica.Marcas e usos do latim em textos do português brasileiro: constituição de um corpus do Cariri cearense (coautor-orientador). 2011. (Outra).
7.
XIII Semana de Iniciação Científica.A história das inscrições em latim do Cariri cearense (coautor-orientador). 2011. (Outra).
8.
XIV Semana de Iniciação Científica -.Diversas apresentações da área de Letras. 2011. (Outra).
9.
XIV Semana de Iniciação Científica -.Marcas de latim em textos do Cariri cearense dos séculos XIX e XX (coautor-orientador). 2011. (Outra).
10.
XIV Semana de Iniciação Científica -.Inscrições em latim do Cariri cearense: uma história social (coautor-orientador). 2011. (Outra).
11.
II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.Contribuição de Bakhtin para o ensino de produção textual – entre a teoria e a prática. 2011. (Outra).
12.
VIII Seminário do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB). 2010. (Seminário).
13.
Mesa-redonda: Pesquisas em Estudos Clássicos.O latim em cartas do Cariri cearense. 2010. (Outra).
14.
II Encontro de iniciação científica e I Encontro de extensão da FAP.Comissão científica. 2009. (Encontro).
15.
2ª Semana do Direito FAP.Introdução ao latim jurídico. 2009. (Outra).
16.
XII Semana de Iniciação Científica da URCA.Minicurso Introdução ao Latim Jurídico. 2009. (Outra).
17.
Feira de Livros 2005 – SESC.Poesia Visual. 2005. (Outra).
18.
Curso de Capacitação da Educação de Jovens e Adultos – EJA.Módulo de Português. 2005. (Outra).
19.
Feira de Livros 2004 – Cordões de leitura universal.Poesia Visual e Concreta. 2004. (Outra).

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, E. S. ; LEITE, F. F. ; SOUSA, H. H. L. ; ARAÚJO, R. F. ; PONTES, N. C. . I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular. 2012. (Outro).
2.
ALMEIDA, M.F. ; LEITE, F. F. ; SANTOS, E.C. ; SILVA, H.M.C.D. ; SILVA, R.M.O. . I Seminário do Grupo de Pesquisa em linguagem, enunciação e sociointeracionimso – GPLEI. 2011. (Outro).

 

Orientações


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Judite Barbosa Feitosa. A aquisição da leitura e da escrita na alfabetização. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
2.
Valdiana Bezerra Gregório Alves. O desenvolvimento de interesse do hábito da leitura. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
3.
Vilmara de Oliveira Morais. Gêneros do discurso e o ensino de língua. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
4.
Maria Marlúcia Freitas Castro de Oliveira. Os processos aquisitivos de leitura e escrita e as novas perspectivas dentro de suas dificuldades. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
5.
Maria de Paula de Oliveira de Andrade. Leitura e escrita no Ensino Fundamental I. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
6.
Josefa Sérgia Gonçalo Braz. A evolução da fala na comunidade Miragem: mudanças e influências. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
7.
Maria Wiraneide Isidoro Borges. A importância do incentivo à prática da leitura e da escrita. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
8.
Antonia Goreti Batista das Chagas. O tratamento dos gêneros textuais no Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
9.
Elisângela Gomes Ferreira. As dificuldades ortográficas mais comuns presentes nos textos escolares do ensino fundamental I. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
10.
Maria Erivanda Serafim Feitosa. O ensino da leitura: dificuldades e propostas para a melhoria do processo da leitura no ensino fundamental. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
11.
Marineuda Pereira da Silva. A prática da linguagem escrita no ensino fundamental II: uma análise da língua padrão e da língua coloquial. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
12.
Francisco de Assis Pereira Gomes. A prática da leitura no ciclo I da escola de 1º grau no distrito Palmatória em Itapiúna-CE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
13.
Kátia Pereira de Lima. A importância do aprendizado da leitura e da escrita na educação infantil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
14.
Sônia Maria Siebra Sousa. A importância do ato de ler para a produção de textos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
15.
Francisca Hélia Feitosa. Organização das ideias na construção do texto dissertativo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
16.
Antonia Alda Torres Rocha. As dificuldades para a construção da informatividade na produção textual. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
17.
Maria Lúcia Medeiros. A prática de produção textual. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
18.
Maria Júlia Monteiro Julião Santiago. A produção de texto e os parâmetros curriculares nacionais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
19.
Vera Lúcia França Correia. Produção textual: escrevendo a história como construtor de uma identidade uma identidade cultural. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
20.
Maria Eliane de Silva Oliveira. Leitura e produção textual. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
21.
Maria Elisângela do Nascimento Cunha. Dificuldades no emprego dos elemnetos de coesão nas produções escritas por alunos da 5ª ´serie. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Arte-educação) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
22.
Jussara Maria Morais Feitoza. Anglicismo na língua portuguesa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade da Região da Campanha. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
23.
Verônica Lopes Barbosa de Almeida. As contribuições da lingüística textual para o ensino da redação no Ensino Fundamental I. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
24.
Maria Marciana Lima Pinheiro. A prática da revisão de textos como exercício de aprendizagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrícia Gomes de Mello Sales. Sinal e signo na filosofia da linguagem do Círculo bakhtiniano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
2.
Ediade Leite Sampaio. Letramento e ensino de língua portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
3.
José Evandro dos Santos Silva. Para uma nova abordagem do latim. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
4.
Uanda Trícia Cavalcante Oliveira de Medeiros. História da ortografia da língua portuguesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
5.
Irineu Correia de Oliveira. Os substantivos na Lenda de Gaia: estudo histórico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
6.
Francisco Paulo Bezerra Silva. A morfologia nominal do latim em comparação com a do português. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
7.
Rita Auxiliadora Fernandes. A história da língua portuguesa no Brasil nos fundamentos teóricos da mudança lingüística. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
8.
Adílio Junior de Souza. O Latim falado em A Paixão de Cristo – Filme dirigido por Mel Gibson. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.
9.
Shirley Moraes da Silva. Estudo da Conexão – A partir de redações de alunos do 3º ano do ensino médio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) – Universidade Regional do Cariri. Orientador: Francisco de Freitas Leite.

 

Outras informações relevantes


Discente dos minicursos: 1) Texto, discurso (e gênero) em perspectiva dialógica - Prof. Dra. Beth Brait - Período: 16 de agosto de 2011 - Local: Hotel Praiamar (VI SIGET), Natal-RN. 2) Filosofia do ato, identidade e dialogismo - Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral - Período: 22 a 24 de agosto de 2011 - Carga-horária: 24 horas-aulas - Local: UFPB, João Pessoa-PB.
Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: