II COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM CULTURA POPULAR

PARTICIPAÇÕES CONFIRMADAS

CONFERÊNCIA DE ABERTURA:

FRANCISCO ASSIS DE SOUSA LIMA (SP)

CONFERENCISTAS:

MARIA APARECIDA RUIZ (SP)

JULIE CAVIGNAC (RN)

MARCOS CAMPOS (CE)

SALETE MARIA DA SILVA (CE)

EDIL COSTA (BA)

MARIA IGNEZ NOVAIS AYALA (PB)

MARCOS AYALA (PB)

CONVIDADOS:

JÉSSIKA BEZERRA (CE) – UNIÃO DOS ARTISTAS DA TERRA DA MÃE DE DEUS/APAE

CRISTINA DIOGO (CE) – INSTITUTO DE ECOCIDADANIA JURITI

CACÁ ARAÚJO (CE) – CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE

DANE DE JADE (CE) – ONG BEATOS

NARA LIMEIRA (PB) – MUSEU DO PATRIMÔNIO VIVO DE JOÃO PESSOA

BRÍGIDA DE SOUSA BEZERRA (CE)

FLAITH BEZERRA SALES XAVIER (CE)

DATA E LOCAL DO EVENTO

 08 a 15 de abril de 2013

  Universidade Regional do Cariri

INSCRIÇÕES: MODALIDADES, PRAZOS E VALORES

PARTICIPANTES DE SIMPÓSIO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

LISTA DE SIMPÓSIOS

01 –RELIGIOSIDADE POPULAR

Este Simpósio reunirá trabalhos dedicados à abordagem de aspectos da devoção e da piedade, do culto e das práticas religiosas, tais como orações, benzeduras, ladainhas, peregrinações etc, situadas em contexto não orientado por uma diretriz institucionalizante formal.

Prof. Francisco de Freitas Leite – NETLLI/DGP-CNPQ.

02 – CANTOS E DANÇAS DO POVO

O simpósio se dedica ao debate dos temas relativos às múltiplas formas de canto, danças e danças cantadas que tenham suas origens e contextos ligados à expressão da vida em comunidade. Considerando-se a mutiplicidade das formas de eventividade dessas manifestações, incluem-se aqui também as formas substitutas, caracterizadas pelos “grupos”, cujos modos de partilha da experiência comunitária se distanciaram dos modelos ancestrais e que assumem, hoje, forma parafolclórica .

Edson Soares Martins – NETLLI/DGP-CNPQ.

03 – NARRATIVAS ORAIS E FORMAS SIMPLES NA CULTURA POPULAR

Resumo: As narrativas (lendas, memórias, fábulas etc) orais são construídas a partir de marcas simbólicas, identitárias, geográficas e históricas ligadas à necessidade de tradição de um determinado grupo, família ou povo. As estruturas narrativas construídas através da oralidade são o foco de discussão deste simpósio, que se interessa essencialmente por trabalhos que apresentem as manifestações orais de vários grupos da cultura brasileira.

Harlon Homem de Lacerda Sousa (Núcleo de Estudos em Literatura e Cultura – Nelicult-DGP-CNPq – UESPI-Oeiras/Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários – Netlli-DGP-CNPq – URCA).

04 – TEATRO, TEATRALIDADE E CULTURA POPULAR

Os trabalhos encaminhados à seleção para este simpósio devem tematizar as origens, tipos e modalidades de manifestações populares que se fundamentem na constituição de uma cena, sobre a qual se devolvam os temas e as linguagens dos universos populares. Relatos de experiência e estudos de caso, construídos sob o ângulo aqui proposto, serão igualmente admitidos para análise.

Prof. Newton de Castro Pontes – NETLLI/DGP-CNPQ.

05 – CULTURA POPULAR E RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS

Este simpósio receberá trabalhos que proponham o estudo de conceitos, problemas e temas que permitam constituir entrelaçamentos entre os campos da cultura popular e aquele das religiões de matrizes africanas em suas bases conceituais, filosóficas, éticas e/ou estéticas.

Prof. Ridalvo Félix de Araujo – NETLLI/DGP-CNPQ, doutorando PPGL-UFMG

06 – AÇÕES INSTITUCIONAIS E AGENTES CULTURAIS POPULARES

Podem ser enviados para este simpósio trabalhos que examinem a relação entre instituições como governos, universidades, ong’s, agências de fomento cultural e os agentes culturais populares.

CONVIDADA: Alice Freitas – Coletivo Camaradas

PARTICIPANTES DE SESSÃO COORDENADA DE COMUNICAÇÕES ORAIS

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OUVINTES

  • As inscrições para ouvintes respeitarão três períodos: de 10 de setembro a 10 de outubro; de 11 de outubro a 10 de dezembro e de 11 de dezembro a 24 de março.
  • Os valores das taxas de inscrição para ouvintes variarão conforme os segmentos e períodos, da forma disposta a seguir:

– Professores universitários: R$ 30,00 | R$ 40,00 | R$ 50,00

– Demais professores: R$: 20,00 | R$ 30,00 | R$ 40,00

– Alunos de graduação: R$ 10,00 | R$ 20,00 | R$ 30,00

DADOS BANCÁRIOS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

OPERAÇÃO 003    |     AGÊNCIA 0684    |    CONTA 00002672     |    DV 1

BENEFICIÁRIO: FUNDETEC – II COLÓQUIO DE PESQUISA EM CULTURA POPULAR

PROGRAMAÇÃO (SUJEITA A AJUSTES) DAS CONFERÊNCIAS

08/04

MANHÃ:

FRANCISCO ASSIS DE SOUSA LIMA – Memória: o conto popular no Cariri cearense

NOITE:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Ziri-Ziri

Projeto construído a partir de uma residência artística realizada em Burkina Faso, por dois meses, entre o final de 2011 e o início de 2012, através da qual, Keu Apoema, contadora de histórias e educadora, fez uma ampla pesquisa de coleta de contos tradicionais e entrevistas com contadores de histórias tradicionais e contemporâneos.

 

09/04

MANHÃ:

MARIA IGNEZ NOVAIS AYALA – Saberes tradicionais em palavra, som e imagem

NOITE:

MARCOS AYALA – Culturas populares tradicionais e processos de institucionalização: sustentabilidade, diversidade, desigualdade.

10/04

MANHÃ:

EDIL COSTA – Tradições Orais da Bahia: os festejos populares na contemporaneidade.

NOITE:

JULIE CAVIGNAC – Dançar para se lembrar; memória e esquecimento do tempo da escravidão.

11/04

MANHÃ:

SALETE MARIA DA SILVA – Do direito à cultura à contra-contra cultura no(do) Direito

NOITE:

MARCOS CAMPOS – Parintins em Festa: relato de experiência de um brincante-pesquisador-ccoreógrafo na cultura do Boi Bumbá

12/04

MANHÃ E NOITE:

Mesa-redonda

13/04 | 14/04

MANHÃ E NOITE:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

13/04

Manhã:

Congo de Oeiras / Oeiras-PI

 

14/04

Manhã:

Cocos do cariri – Lançamentos dos CD’s

FLOR DO LIRO – Grupo Cultural Amigas do Saber

BARRA DO DIA – A gente do coco (Mulheres da Batateira)

LAGOANO MAR – Dona Naninha

 

15/04

MANHÃ:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

“REIS DO CARIRI”

 

“Que anjos são esses que andam guerreando?” É partindo dessa pergunta do poema “Reisado” de Oswald Barroso que a presente proposta de performance “Reis do Cariri” inicia sua empreitada de pesquisa e criação. O trabalho a ser realizado durante o II Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular terá como principal ponto de partida um dia de festa, onde serão consagrados os ancestrais que geraram a força do reisado no cariri cearense, a partir de personagens advindas das congadas que surgirão como entidades para homenagear a vitalidade dos brincantes caririenses. É uma festa de louvação, de oferendas e de ebós aos brincantes da contemporaneidade. Partindo exclusivamente das manifestações dos reisados de congo e couro na região do cariri cearense buscaremos nas danças, nos folguedos, nos atores brincantes, elementos que caracterizam a cultura negra para utilizá-los como princípios técnicos para a criação da performance.

 

FICHA TÉCNICA: REALIZAÇÃO: CIA. DE TEATRO ENGENHARIA CÊNICA

ELENCO: LUIZ RENATO (PROFESSOR SUBSTITUTO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA; MESTRANDO EM ARTES CÊNICAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGARC, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN); CECÍLIA RAIFFER (MESTRE EM ARTES CÊNICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA; ATUALMENTE É PROFESSORA EFETIVA E DIRETORA DO CENTRO DE ARTES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA); LUCIVÂNIA LIMA (ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA URCA); JÉSSICA LORENNA (ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA URCA); EDCEU BARBOZA (ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA URCA); CARLA HEMANUELA (ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA URCA); ALINE SOUSA (FORMADA EM LICENCIATURA PLENA EM TEATRO NA URCA); RAIMUNDO LOPES (ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA URCA) e PÉRTROUSSON FIDELIS (ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM TEATRO DA URCA)

NOITE:

MARIA APARECIDA RUIZ – Cultura popular e mídia televisiva (Título provisório)

PROGRAMAÇÃO DOS TRABALHOS AGENDADOS PARA APRESENTAÇÃO

9/04

13:30 –  MODULAÇÕES DA PESQUISA EM CHAVE DE ORALIDADE, por Edson Soares Martins

14:00 – CONTOS POPULARES: UMA LEITURA DO LIVRO “HISTÓRIAS DE EXEMPLO E ASSOMBRAÇÃO”, DE FLÁVIO MORAIS, por Cícero Émerson do Nascimento Cardoso

14:30 – FOLHETOS DE CORDEL COMO FORMA POPULAR DE IMPRESSÃO DAS NARRATIVAS ORAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PERSONAGEM SEU LUNGA, por Maria Gislene Carvalho Fonseca

15:00 – BIOGRAFANDO BIU PEREIRA E MAPEANDO SEUS CORDEIS, por Celia de Jesus Silva Magalhães

15:30 – A REPRESENTAÇÃO DO SERTANEJO EM PATATIVA DO ASSARÉ SOB AS PERSPECTIVAS DAS TEORIAS PÓS-COLONIAIS, por Francisco Wellington Carneiro de Souza

16:00 – A CONSTRUÇÃO DE SEBASTIÃO CARNIÇA, LOBISOMEM, NA MEMÓRIA DE SEU EXPEDITO, por Gustavo Marques de Sousa

 

10/04

13:30 –  ARQUÉTIPOS DO HERÓI NO IMAGINÁRIO POPULAR: UMA LEITURA DE “LAMPIÃO”, DE RACHEL DE QUEIROZ, por Cícero Émerson do Nascimento Cardoso

14:00 – TEATRO EM COMUNIDADE COMO FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E LIBERTAÇÃO POPULAR, por Anita Cione Tavares Ferreira da Silva

14:30 – A PRESENÇA BANTU NA CIDADE DE SALVADOR: PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DE MANUTENÇÃO DAS MATRIZES AFRICANAS, por Fernanda Lícia de Santana Barros

15:00 – “ME BOTE UMA DOSE NO COPO, ACENDA UMA VELA E ME FAÇA ORAÇÃO”: OS PONTOS CANTADOS NA UMBANDA E SEUS ENSINAMENTOS, por Daniel Ítalo Alencar Barros e Melina Sousa Gomes

15:30 – MORTE ENCENADA: MEMÓRIAS DE VIDA, por Yuji Gushiken e Joilson Francisco da Conceição

16:00 – INAUGURALIDADE ANCESTRAL: A ORATURA DE TRANSFORMAR PALAVRA EM OURO! OBA!, por Toni Edson Costa Santos

11/04

13:30 – UM PROCESSO METONÍMICO NO COCO “Ô MAMÃE, CADÊ MARIA”, DAS MULHERES DO COCO DAS BATATEIRAS, por Joserlândio da Costa Silva

14:00 – POÉTICA E CARACTERÍSTICAS DO COCO DE DONA NANINHA, por Fernanda Lima Fernandes.

14:30 – BRINCADEIRA DE HOMEM: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A FESTA DO PAU DE SANTO ANTONIO, por Gustavo Ramos Ferreira

15:00 ENTRE O ERUDITO E O POPULAR: OS BICHOS E A MEMÓRIA DO RISO BRINCANTE, por Ivânia Mary Maia Amarante

15:30 – A INFLUÊNCIA DA CULTURA TRADICIONAL POPULAR NA CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE, por Maria Jonyzia Martins Fernandes

16:00 MAIS QUE IMPRESSÕES: A PRESENÇA DOS PENITENTES CARIRIENSES EM TEXTOS QUE INVENTAM O BRASIL E O CARIRI, por Cícero da Silva Oliveira

12/04

13:30 – NO COTIDIANO, O LUGAR DAS TRANSFORMAÇÕES, MEDIADO PELA CULTURA POPULAR, por Isabel Cristina Cardoso do Nascimento

14:00 – A FESTA DO REISO: AÇÕES DE UMA VIDA RELIGIOSA FESTIVA EM ACARAÚ, por Ronaldo de Queiroz Lima

14:30 – BENDITO E LOUVADO SEJA: BENZEDEIRAS E A CURA PELA FÉ, por Francisco Francinete Leite Junior e Francisco Arrais Nascimento

15:00 – TRAJETÓRIAS E PERSONALIDADES NO CANTO DO SAMBA CHULA BAIANO, por Arivaldo de Lima Alves (Ari Lima)

15:30 – DIA DE REI NO ROSÁRIO DE OEIRAS, por Ms. Harlon Homem de Lacerda Sousa, Ediliane Borges da Silva, Maria Madalena Sezorte da Silva, Marlene Pereira Brito e Rayzza Ranna Lira Valentim

16:00 – A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA E A EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR PARA A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE DO SER HUMANO, por Rosa Maria Pinto de Lima

16:30 – FESTA, SOCIABILIDADE E HISTÓRIA: O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS POPULARES NO CARIRI CEARENSE, por Lúcia Helena de Brito

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8 pensamentos sobre “II COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM CULTURA POPULAR

  1. MARCIA PEREIRA disse:

    ÓTIMO!

  2. Maria Firmino da Silva disse:

    Muito boa notícia.

  3. Graciela Rodrigues - Potengi disse:

    Tenho grande interesse em participar como ouvinte. Provavelmente irei.

  4. katia cupertino disse:

    Farei a divulgação na UFMG. Sou
    professora da Escola de Belas Artes e da Escola de Educação Física nas disciplinas de danças brasileiras. cultura popular e educação.
    Pensaremos uma proposta para o Simpósio!
    Abs, Kátia Cupertino

    • Andresa de Souza Ugaya disse:

      Querida!
      Como vai?
      Será que nos encontraremos no Cariri?
      Andresa Ugaya

      • katia cupertino disse:

        EI ANDREYA, DOUTORA!!!!!!!!!!!!!!!!!! SAUDADES,MENINA! TOMARA QUE NOS ENCONTREMOS ANTES PELOS CAMINHOS DE MINAS E SAMPA! MANDE NOTCIAS! ABS, KTIA Date: Thu, 13 Dec 2012 08:57:23 +0000 To: katiakupertino@hotmail.com

  5. Cida disse:

    Olá!

    Gostaria de saber se esse comprovante de titulação é a declaração de matricula dos autores na universidade?

    E se o envio do trabalho completo (modalidade comunicação oral) é após a aprovação do resumo?

    • netlli disse:

      No caso de comunicação oral, a matrícula da universidade comprova perfeitamente. O trabalho completo, se houver aprovação do resumo, deve ser enviado até o dia 20 de fevereiro.

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