EIXOS TEÓRICOS E LINHAS DE PESQUISA

EIXO TEÓRICO 1 – TEORIA DA LITERATURA

O Conto Literário nos séc. XIX-XX

Coordenador: Newton de Castro Pontes

Integrantes: Edson da Silva Nascimento (bolsista CNPq), Ana Gleysce Moura, Vládia Rayanna David de Almeida, Igor Rosendo

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo verificar as particularidades estruturais do conto literário, revisando criticamente o modo como a Teoria da Literatura descreveu e conceptualizou historicamente este gênero, desde as manifestações literárias do conto maravilhoso até o conto moderno da segunda metade do séc. XX. Tal estudo envolve a análise de uma ampla tradição do conto que inclui autores como Jacob e Wilhelm Grimm, Edgar A. Poe, Anton P. Tchekhov, Jorge L. Borges, Franz Kafka e, no Brasil, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia F. Telles e Dalton Trevisan. Esta investigação tem como fontes teóricas os estudos de André Jolles, Sousa Lima e Vladimir Propp sobre o conto maravilhoso e os escritos teóricos de Edgar A. Poe, Julio Cortázar e Ricardo Piglia sobre o conto literário, além de, em uma intersecção com a Teoria do Romance, os trabalhos de Georg Lukács, Erich Auerbach e Mikhail Bakhtin.
 
Atividades previstas até Junho 2012: Leitura e discussão de pelo menos um conto de cada um dos autores mencionados na linha; estudo dos textos críticos de Edgar Allan Poe (Filosofia da Composição e as três críticas sobre Twice-Told Tales), André Jolles (O Conto), Walter Benjamin (O Narrador) e Regina Pontieri (Formas Históricas do Conto: Poe e Tchékhov).
 
Publicações previstas até Junho 2012: 7 (2 do Coordenador, 2 do Bolsista e pelo menos uma de cada voluntário).

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.

 A estrutura das formas literárias modernas e contemporâneas: estudo da dramaturgia brasileira moderna (1940-1980)

Coordenador: Harlon Homem de Lacerda Sousa

Integrantes: Nádia Maria dos Santos Pinho (bolsista de IC/URCA)

Descrição: Nosso projeto tem como objetivo principal a leitura e análise de obras dramáticas brasileiras produzidas na modernidade e contemporaneidade, por exemplo, a obra de Jorge Andrade, Dias Gomes e Chico Buarque. Para compreendermos a natureza formal do gênero dramático, partimos do estudo das teorias fundamentais de cariz aristotélico e épico. Nosso interesse recai paralelamente a reflexões teóricas sobre a forma dramática ocidental, da antiguidade aos dias correntes, utilizando pensadores da literatura como Platão, Aristóteles, Hegel, Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Paul Riccoeur, Peter Szondi, Raymond Williams, Sandra Luna, Mikhail Bakhtin, Lukács e Adorno.

 Atividades previstas até junho de 2012: Mini-curso (20 horas) “Curso de Introdução às teorias do drama e leitura do texto dramático”; Seminário de Teorias do Texto Dramático (organização e palestra).

 Publicações previstas até Junho de 2012: artigos em periódicos nacionais e/ou internacionais ou livros de ensaios: “Mutação de gênero e similaridade temática: oq eu há entre Antígona e Pedreira das Almas? (autoria de Nádia Maria dos Santos Pinho); “A (anti)tragicidade em Terra Sonâmbula de Mia Couto” (autoria de Harlon Homem de Lacerda Sousa)

 Financiador: Programa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – PIBIC-URCA.

Pobreza e Resistência: estudos comparativos entre as literaturas de Brasil e Angola e tópicos da cultura popular nordestina

Coordenador: Edson Soares Martins

Integrantes: Joserlândio Costa (bolsista de IC/FUNCAP), Nildete Moraes, Yolanda Mariano

Descrição: O projeto busca propor, a partir do corpus constituído pelos romances dos brasileiros Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Dyonélio Machado e dos autores da literatura angolana Pepetela (pseudônimo de Arthur Maurício Pestana dos Santos), Luandino Vieira e José Eduardo Agualusa a abordagem comparativa da tematização da experiência da pobreza e da resistência e sua mimetização literária. Também se investiga outro corpus, que é aquele da poesia e dos cantos e das danças populares nordestinas, em que seja relevante o elemento da tematização da experiência da pobreza e da resistência. A base teórica é dada por Xidieh, Candido, Ayala, Adorno, Lukács, Schwarz, Auerbach e Bakhtin. 

Atividades previstas até Junho 2012: Mini-curso (30 horas) “O romance histórico de Agualusa”; Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular (organização e participação como expositor em mesa-redonda); implantação da página do Behetçoho – Núcleo de Estudos de Cultura Popular. Catalogação e publicação on-line do Acervo do Behetçoho; Produção e realização  do curta-metragem “Pilando o Barro das Memórias: ancestrais das coquistas do Sítio Quebra.

Publicações previstas até Junho 2012: Coletânea de ensaios sobre literaturas africanas e nordestina (Na Lunda, no Sertão – título provisório); coletânea de ensaios sobre cultura popular “Pilando o Barro das Memórias: ancestrais das coquistas do Sítio Quebra”.

Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.

 
EIXO TEÓRICO 2 – TEORIA LINGUÍSTICA

Bakhtinística Responsiva

Coordenador: Edson Soares Martins

Integrantes: Jônatas Cruz, Misael Siebra, Yasmine Moraes, Sybelle Rúbia Duarte, Igor Rosendo

Descrição: O projeto envolve a investigação dos fundamentos filosóficos da arquitetônica da responsividade, esboçada por Mikhail Bakhtin no tríptico da estilística da criação verbal elaborado nos primeiros anos da década de 1920 (Para uma filosofia do ato, O autor e o herói na atividade estética e O problema do conteúdo, do material e da forma). Agrega-se ao corpus o ensaio de P. Medvedev O método formal nos estudos literários

Atividades previstas até Junho 2012: Mini-curso (30 horas) “Bases filosóficas do pensamento do jovem Bakhtin”; Ciclo de palestras “O pensamento de Mikhail Bakhtin”: Bakhtin, Kant e os Neokantianos e A participação de Bakhtin e a Methéxis de Platão: proximidades e distanciamentos.

Publicações previstas até Junho 2012: Ensaio “O Jano bifronte: a cisão do mundo da cultura e do mundo da vida no tríptico da estilística da criação verbal”; coletânea de ensaios “Bakhtin para ler Hilda Hilst – Série Bakhtin para ler, volume 1″.

O contexto de Mikhail Bakhtin

Coordenador: Francisco de Freitas Leite

 Alunos integrantes: José Evandro dos Santos Silva, Patrícia Gomes de Mello Sales, Thaís Nunes de Brito

Descrição: O objetivo desta linha de pesquisa é constituir um panorama do contexto russo (e até onde for necessário, mundial) em que viviam Bakhtin e os outros integrantes do Círculo, considerando a cultura, a política, a religião, a filosofia, as artes, a linguística e a literatura, para que sejam perscrutadas as influências que sofreram Bakhtin e o Círculo, de modo a que se tenha uma visão mais responsiva do sentido que tinham seus escritos e suas ideias na época em que foram produzidos, para em seguida analisarmos os desdobramentos que tiveram fora do contexto em que foram gerados. Esta linha poderá ter alunos pesquisadores de dois tipos: bolsistas e voluntários. Entre os alunos da graduação e da pós-graduação lato sensu da área de Letras e afins serão selecionados, sobretudo, aqueles com o seguinte perfil: alunos dos primeiros semestres da graduação que demonstrarem interesse e disponibilidade às pesquisas e alunos que pretendam continuar as pesquisas em nível de pós-graduação stricto sensu.

Atividades previstas até junho 2012:

 Além das reuniões gerais do NETLLI (todas as segundas-feiras), acontecerão, quando necessário, reuniões extraordinárias com os integrantes da linha. Além disso, prevemos realizar as seguintes atividades: 

  • Em janeiro, participação no evento do DLL: II Seminário de Semântica, na URCA; participação no evento do NETLLI: I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular, na URCA.
  • Até fevereiro, coleta de dados (textos) sobre o contexto de M. Bakhtin
  • Em março, participação na Semana de Letras da URCA com apresentação de trabalhos em andamento
  • Entre fevereiro a maio, análise dos textos e redação de artigos científicos
  • Em junho, conclusão dos artigos e possível participação em evento científico para divulgação das pesquisas

Publicações previstas até junho 2012: 

  • Livro com os artigos de temática bakhtiniana produzidos pelos participantes do NETLLI
  • Ensaios sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin e do Círculo nas primeiras décadas do século XX.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: